D. Mario Cimosa nel Simposio di Teologia di Rio de Janeiro

Dal 15 al 17 maggio di quest’anno, il prof. Don Mario Cimosa, ha partecipato al IV Simposio Internazionale di Teologia della Pontificia Università Cattolica di Rio de Janeiro (Brasile) diretta dai Gesuiti, sul tema “Esegesi, Teologia e Pastorale: relazioni, tensioni e sfide” con due Conferenze su “Bibbia, Cultura e Nuova Evangelizzazione“. Erano presenti 450 persone, non solo di Rio. L’invito gli era venuto dal Decano della Facoltà, Prof. Abimar, ex-allievo del Dipartimento di Pastorale Giovanile e Catechetica dell’UPS.
(Maggiori informazioni: http://www.simposiopucrio.teo.br/index.htm )

Schema-sintesi dei due interventi (in portoghese):

Bíblia, cultura e nova evangelização
Mario Cimosa SDB – Università Pontificia Salesiana – Roma

Já há muitos anos, a nova evangelização é tema de reflexão na América Latina. Em duas conferências será desenvolvida a relação entre Bíblia e Cultura, a necessidade da Inculturação da fé e a nova evangelização.
A Palavra de Deus, sempre atual, nasceu e é anunciada num contexto intercultural, plural e influente. Por isso, o texto da Bíblia é já um exemplo formidável de inculturação. A lei da Encarnação nos leva a um processo de inculturação da fé sem que se perca nada da própria identidade. A inculturação oferece à evangelização a capacidade de assumir as questões da vida e da história para formulá-las novamente, para respondê-las à luz da novidade do Evangelho, onde mais do que o nível do por que e do sentido é decisivo o nível do como.
As duas conferências serão articuladas em quatro pontos:

1. Bíblia e Interculturalidade ontem. A Bíblia, que registra a revelação histórica de Deus (a Palavra de Deus, sempre atual), nasceu num contexto intercultural. Será analisada a relação entre a Bíblia, as culturas do Antigo Oriente Próximo e o Novo Testamento e serão apresentadas duas consequências do fenômeno da Interculturalidade.

2. Dois exemplos-modelos do passado (judaísmo e helenismo).
Serão tratados os seguintes aspectos: o caso do livro do Sirácida e da Sabedoria; o particular significado da tradução da Bíblia em grego; Jesus de Nazaré em seu mundo cultural; a Igreja primitiva e Paulo; as origens do cristianismo, o judaísmo e o mundo greco-romano.

3. Bíblia, cultura e nova evangelização.
Serão desenvolvidas três dimensões: a Bíblia e as culturas dos povos; Jesus de Nazaré e a nova evangelização; Jesus Mestre, centro absoluto da vida e da missão.

4. Conclusões e perspectivas.

Lascia un commento